sábado, 17 de março de 2018

História da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Lavras

Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora (Lavras)

Forania de Lavras
Padroeira – Nossa Senhora Auxiliadora
Dia Maior – 24 de maio
Pároco: Pe. Odair José de Carvalho.

No dia 20 de março de 1968, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora se desmembrava da Paróquia de Sant'Ana. Nascia a Paróquia N.S. Auxiliadora, a segunda da cidade de Lavras, sob os cuidados do pe. João Batista Prost, nomeado primeiro pároco. Um desfecho satisfatório para uma comunidade que já havia iniciado os serviços pastorais e a construção da casa paroquial em 1966.

Durante 30 anos, a igreja matriz foi assistida pelos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, a qual pertencia o pe. João Batista, auxiliados pelos sacerdotes da Escola Apostólica Dehonista, o Seminário de Lavras. Para o atual vigário paroquial da paróquia N.S. Auxiliadora, pe. Odair José de Carvalho, daí vem a devoção do povo lavrense ao Sagrado Coração de Jesus. “Quando a Matriz saiu das mãos dos religiosos da Congregação e passou a ser administrada pela diocese, houve até uma resistência por parte do povo. Mas, hoje em dia, não há problemas, a comunidade já é bem engajada”, diz pe. Odair.

A paróquia N.S. Auxiliadora passou fazer parte da Diocese de São João del-Rei em 1998, quando tomou posse o atual pároco, o pe. Neidir Antônio Nogueira Vale. Hoje, a paróquia N.S. Auxiliadora abrange oito capelas, sendo seis urbanas: N.S. Aparecida, São Francisco Xavier, São Sebastião, N.S. do Rosário, São Judas Tadeu e N.S. da Glória e duas rurais: São João Batista e São Pedro. E 23 pastorais e movimentos estão em atividade.

Entre as atividades paroquianas, está um grupo de homens aposentados que trabalham voluntariamente em “Mutirão”, de segunda a sábado, na construção e reforma de casas de pessoas financeiramente carentes da comunidade. Para tanto, a população local também contribui com a doação do material utilizado no trabalho. “Através da comunidade, vive-se muito bem a unidade paroquial”, declara pe. Odair. Além disso, o “Mutirão” presta serviços à própria paróquia. A construção do Centro de Evangelização Nossa Senhora Auxiliadora (Cesan), que compreende salão paroquial, palco para festas e salas de catequese, reuniões e encontros, por exemplo, foi realizada por esses senhores.

Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário