sábado, 10 de fevereiro de 2018

História da Paróquia de Sant'Ana de Lavras

Paróquia de Sant’Ana (Lavras)

Forania de Lavras
Padroeira: Santa Ana
Dia Maior: 26 de julho
Pároco: Pe. Pe. Cristiano Francisco de Assis (SCJ)

Aproximadamente 50 km é a distância que separa Carrancas (MG), primeira sede da Paróquia de Sant'Ana, da cidade onde ela atualmente se encontra, Lavras. A referida Paróquia esteve sediada em Carrancas até meados do século XVIII quando o bispado de Mariana, Arquidiocese a qual a Paróquia de Sant'Ana fazia parte, foi contatado a fim de que ela fosse transferida para Lavras, cidade com população crescente e cuja devoção a Sant'Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, tornava-se a cada dia mais expressiva.

Assim, em 1760 a Paróquia foi transferida e inaugurou-se em Lavras um novo templo, de arquitetura barroca, atualmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – a igreja do Rosário. Séculos mais tarde, em 1904, em meio a projetos de expansão da cidade de Lavras, foi firmado o compromisso de construção de uma outra igreja, que pudesse receber um número maior de fiéis. Para tornar possível o empreendimento, o então pároco, pe. Francisco Severo Malaquias, reuniu doações de toda a população. Tais esforços culminaram na inauguração, em 1917, da atual matriz da Paróquia de Sant'Ana.

Hoje, a Paróquia de Sant'Ana é formada por oito comunidades rurais e sete urbanas, que contam com a dedicação de cinco padres, além de religiosos e leigos que participam de um dos 12 movimentos ou das 24 pastorais em atuação. É também dela que foi desmembrada a mais nova Paróquia da Diocese de São João del Rei, que recebeu a denominação oficial de “Paróquia de Nossa Senhora Aparecida”. Com a separação, 10 bairros passam a fazer parte da nova Paróquia.

Em tempos de Missão Diocesana, a Paróquia de Sant'Ana intensificou seu trabalho missionário, já realizado normalmente. “A Paróquia de Sant'Ana tem uma tradição neste trabalho missionário de visitas às famílias. Ele foi implantado na Paróquia há mais de 10 anos. A única diferença é que ele se limitava mais às comunidades rurais. A ‘Comissão das Missões’ se reúne regularmente e as visitas às famílias sempre aconteceram nestes anos todos”, explicou o pároco de Sant'Ana, pe. Elígio Stülp (scj), à frente da Paróquia desde fevereiro deste ano. As visitas, agora, ganharam novo vigor e contemplam também as residências das comunidades urbanas. “Para mim, com a experiência que tenho de missões na África e também aqui no Brasil, este é um trabalho que fascina e ao qual procuro dar todo o apoio necessário, especialmente no que diz respeito à formação de nossos missionários leigos”, destacou pe. Elígio.

Além dos trabalhos missionários, a Paróquia de Sant'Ana destaca-se pelos importantes programas sociais realizados em prol das comunidades carentes da região. É o caso da Fundação Padre Dehon, constituída em janeiro de 2005 e administrada por um conselho deliberativo formado por sacerdotes, pelo pároco da Paróquia de Sant'Ana e por leigos integrantes do Conselho Administrativo Paroquial. A Fundação promove o apoio a crianças, jovens e adultos através de programas e atividades no âmbito da saúde, cultura, educação, lazer e esporte, além de cursos profissionalizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário