sábado, 14 de janeiro de 2017

História da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Lavras

O surgimento de nossa comunidade se deu através de uma graça recebida pela esposa do senhor Joaquim Sales, dona Ana Sales. Dona Ana pediu ao marido que doasse uma área para construção de uma capela para Nossa Senhora Aparecida, assim fez seu esposo. 

Pelos meados dos anos 50 era uma capelinha que comportava seis pessoas. Na década de 60, a capacidade foi aumentada para um numero de 20 pessoas. Foram acontecendo reformas conforme as necessidades. 

No início tínhamos como fonte de renda o serviço alto-falante que funcionava todos os dias, onde oferecia música para os aniversariantes e namorados, dizendo, por exemplo: “alguém oferece a alguém, e este alguém sabe quem”. As folias de reis visitavam a igreja antes de sair visitando as famílias. Também se montava circo ao lado da igreja e teatro de bonecos. 

Os primeiros zeladores, lembramos-nos da Dona Inácia, Dona Geralda Bolô, Dona Juracy, do Sr. Toniquinho, Dona Doralice, Dona Nica do Sr. João Pereira, Dona Nair e demais equipes que trabalham até hoje.

Padre Honório fez a primeira missa voltada para o público, chegou, desmanchou o altar e colocou uma mesa na frente e celebrou a missa. As metades das pessoas se retiraram da Igreja, achando que estava errado. 

A comunidade já recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima, vindo de Portugal junto com os capuchinhos. Temos muito que agradecer algumas personalidades que participaram desta comunidade como; o Sr. Toniquinho Pereira, Sr. Vicente de Paula, Sr. Joaquim de Souza e o Sr. Lázaro Bolô e outros. 

Com a chegada do Padre Carlos Martinenghi, ele disse vamos derrubar esta igrejinha e construir uma nova que comporta a comunidade. Assumiu os trabalhos nessa comunidade o nosso querido Padre Messias, que tanto dedicou para o crescimento da comunidade, e ela cresceu como pode ser percebido por todos. 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi instalada no dia 13 de outubro de 2009 pelo Exmo. e revmo. Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Diocesano de São João del Rei, sendo o primeiro pároco o Padre Marcos Alexandre Pereira.

Fonte: Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário