sábado, 10 de dezembro de 2016

História do Clube de Lavras

Fundação do Clube de Lavras 

Acta da installação do “Club de Lavras” 

Aos doze dias de Agosto do ano de mil novecentos e vinte e oito teve lugar no Theatro Municipal desta cidade, às duas meia da tarde, mais ou menos, a presente reunião, para o fim de se fundar um club littero-recrehativo, comparecendo grande numero de senhoras, senhoritas e cidadões. 

Usou da palavra o Sr. Nelson de Paiva Ferreira que, em substancioso discursso, explicou os fins do club, em seguida, convidou para presidir a sessão, o Dr. Humberto Gusmão, designando este para seus secretários os srs. Dr. Cyro Costa e Humberto Pitta de Andrade. 

O Dr. Humberto Gusmão fez eloqüente discursso, findo o qual franqueou a palavra. Usou della o Dr.João Silva Penna. Disse achar conveniente o seguinte: que o nome do club seja club de Lavras, que deve haver nos estatutos um artigo proibindo conversas políticas , quer federal, estadual ou municipal, no recinto do club, que não se deve cogitar só do prédio, mas installar de qualquer maneira o club. 

O Dr. Delphino de Souza propoz se lesse os Estatutos ou se nomeasse uma comissão para estudal-os. Dada a palavra para a assembléia se manifestar a respeito, usou della o Dr. João da Costa Ribeiro,que achou melhor distribuísse um prospecto geral da associação e um largo tempo para estudal-o. Tomou a palavra o Dr. Delphino de Souza, que proposse nomeasse uma comissão de trez membros,para examinar os Estatutos. Posta em discussão a proposta dos Drs. Delphino de Souza e João da Costa Ribeiro, foi a mesma unanimente aprovadas ficando o sres presidente autorizado a nomear os membros da alludida commissão, que assim ficou constituída : Dr. João Silva Penna, Dr. João da Costa Ribeiro e Dr. Delphino de Souza. 

O Sr. Presidente, disse ser necessário nomear uma directoria provisória, para dirigir os trabalhos futuros, propondo o Dr. João da Costa Ribeiro que a Diretoria provissoria ficasse constituída pelos membros actuais, sendo esta proposta acceita por todas. 

Por proposta do Dr. Delphino de Souza a seguinte sessão ficou marcada para o próximo domingo, no mesmo local e hora do presente. 

O Sr. Presidente deu como encerada a sessão e disse que considerava fundado o Club, convidando todos para a matinê dançante que, a seguir, ia se realizar no Bar do Theatro. E nada mais havendo que tratasse , lavrais a presente acta que assigno. 

OBS: Estavam presentes 123 pessoas. 

Acta da sessão de 19 de Agosto de 1928 

Nesta data foi eleita a nova diretoria tendo sido eleito para Presidente Dr. Humberto Gusmão. 

Compra da Sede do Clube 

Nas pretensões do Clube de Lavras em adquirir uma sede própria, no dia 18 de fevereiro de 1946 o presidente em exercício Sr. José Venerando Pereira, expôs aos sócios a possibilidade de aquisição do prédio onde estava instalado o Clube através de aluguel, ficando fora de cogitação a construção do Clube no terreno doado pela Prefeitura entre a Igreja e o Banco de Crédito Rural. 

O Sr. Antonino Carvalho, declarando que a situação já estava bastante discutida e propôs a votação imediata para a compra do casarão, que foi aceita. 

O Presidente esclareceu que o preço era de CR$180.000,00 (cento e oitenta mil cruzeiros) e posta em votação, a maioria dos presentes votou pela compra. 

O Sr. Tesoureiro informou que o Clube possuía o numerário suficiente para a compra a vista e também para pagar as despesas. 

Em 20 de fevereiro de 1946, o presidente Sr. José Venerando Pereira, adquiriu de Aloísio Augusto Sales o casarão e o respectivo terreno medindo 768 metros quadrados, confrontando com a Praça Dr. Augusto Silva e Rua Raul Soares. 

Construção da atual Sede do Clube de Lavras 

Em 01 de janeiro de 1955, foi empossada a nova Diretoria do Clube de Lavras, presidida pelo Sr. Leonardo Venerando Pereira, que tinha como objetivo principal a construção da nova sede do Clube. 

Aos 7 dias de junho de 1955, foi apresentado o projeto do novo Clube a Diretoria a qual concordou com o mesmo. 

Em 3 de setembro de 1955 o Conselho Deliberativo aprovou a proposta de construção da Sede do Clube por unanimidade e foi aceita a proposta do Dr. José Alfredo Unes para realizar a construção. 

Em 13 de abril de 1956, o Conselho Deliberativo se reuniu para fazer modificações nas obras do Clube. 

Em 26 de abril de 1956, foi aprovada pelos sócios a autorização da hipoteca da sede do Clube a Caixa Econômica Federal para conseguir o empréstimo pleiteado pela Diretoria. 

O financiamento para a construção da nova sede foi realizado para ser pago em 10 anos, 120 prestações de CR$14.347,00 (quatorze mil e trezentos e quarenta e sete cruzeiros). 

Em 9 de dezembro de 1956, o Sr. Leonardo Venerando Pereira foi reeleito para mais um novo mandato. 

Em 20 de julho de 1957, o Clube chegou ao seu auge com a inauguração da nova sede social. Com diversas solenidades e corte da fita simbólica da inauguração pelo Dr. Pimenta da Veiga, representando o governador em exercício Dr. Bias Fortes. 

Outros Trabalhos Relevantes no Clube 

Todos os presidentes nas suas épocas, dentro das suas realidades se empenharam sempre em fazer o melhor para o clube. 

Entretanto muitas informações foram perdidas, mas procuraremos resgatá-las com o tempo. Aquelas mais recentes ainda são lembradas e procuraremos assim informá-las: 

Colocação de teto de gesso e reforma dos lavabos masculino e feminino do salão principal e reforma da cozinha pelo Presidente Expedito Alvarenga. 

Colocação de granito nas entradas do Clube pelo Presidente Manoel Arthur Franco da Rosa. 

Implantação do projeto de controle e combate a incêndio no prédio do Clube pelo Presidente Afonso José de Bastos Resende. 

Reforma do salão da sinuca, salão de jogos, sala de televisão, cozinha e lavabos destes salões pelo Presidente Paulo César Siqueira.

Fonte: Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário