sábado, 17 de dezembro de 2016

História da Santa Casa de Misericórdia de Lavras

A história da Santa Casa de Misericórdia de Lavras começou a ser escrita no ano de 1865. Um seleto grupo de cidadãos, cujo objetivo era empunhar o ousado sonho de progresso, deu início às discussões sobre a importância de se fundar uma casa de saúde na Villa de Lavras do Funil, como era chamada na época. 

Ainda no ano de 1865 o Bispo de Mariana, Dom Antônio Teixeira Viçoso, concedeu no dia 14 de agosto a provisão de compromisso da criação da Irmandade “Santa Casa de Misericórdia da Villa de Lavras do Funil”. 

Em 7 de janeiro de 1866 foi criada a primeira mesa Administrativa, que foi composta pelos seguintes membros: Provedor: Comendador José Esteves de Andrade Botelho Secretário: Francisco de Paula Alves de Andrade Tesoureiro: Silvestre Alves de Azevedo Conselheiros: Vigário José Bento e José da Costa Ribeiro.

Com coragem e recursos de todos os cidadãos residentes na pequena “Villa de Lavras”, e sob a liderança de homens vocacionados para o exercício de prestar o bem às pessoas, assim nasce a “Santa Casa”, um lugar tranquilo e distante do centro da cidade.

Conforme iam passando os anos, a Santa Casa lutava pela sua sobrevivência com esforços para conseguir novos componentes para a irmandade a fim de sustentar a obra. Pudemos acompanhar por meio de pesquisas em documentos, os empenhos exercidos pela liderança municipal e garra de parte da população para arrecadar recursos.

Em fevereiro de 1898 o jornal “Folha de Lavras” publicou a seguinte matéria: “A Câmara Municipal vota verba de 3:000$000 para conclusão da construção da Santa Casa de Misericórdia com autorização para elevar a quota a 6:000$000.”

Em 1902, sob direção da Irmã Theodora, estabeleceu-se na Santa Casa a Congregação Mineira das “Irmãs Auxiliadoras da Piedade”. Os senhores Pedro Salles, José Teixeira de Carvalho e Tobias de Paula Pertence, tiveram a iniciativa de sair em comissão com o objetivo de buscar irmãos para o hospital da Misericórdia para tratar da organização da Irmandade.

A reorganização da Santa Casa foi estabelecida numa reunião ministrada pelo Senhor Pedro Xavier de Moura e foram eleitos em comissão para rever o estatuto, os doutores Álvaro Botelho, Antônio da Costa Pinto, Alberto Luz e Padre Aureliano Brasileiro. A população aguardava ansiosamente a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Lavras que aconteceria assim que estivesse sido concluída a construção do altar de Nossa Senhora das Dores, padroeira escolhida pela instituição.

Às 11 horas da manhã do dia 11 de abril de 1906, foi inaugurada a Santa Casa de Misericórdia de Lavras e a nova mesa administrativa, que tinha a meta de melhorar as condições financeiras da instituição.

1927: A Santa Casa de Misericórdia ganha o direito de explorar com exclusividade o serviço funerário da cidade.

Na década de 1930 se notava que era necessária uma reforma geral que adaptasse o grande edifício aos tempos mais modernos. A reforma ocorreu em 1932 e o resultado foram seis quartos novos, aumento da enfermaria geral com o dobro de leitos, uma sala de operações assépticas, criação de um necrotério e construção de um pavilhão com dois pavimentos onde foram instalados a Capela da Santa Casa, dedicada à Nossa Senhora das Dores e os dormitórios das irmãs que dirigiam o hospital. Em 1933, o hospital adquire no Rio de Janeiro uma moderna mesa de operação.

Em 1957 ocorre a inauguração de diversos melhoramentos na Santa Casa, quando o provedor era Dr. Pedro Menicucci e as Irmãs do hospital.

Em 1958, sem recursos e sem planos para sua restauração, foi realizada a demolição do prédio da Santa Casa.

Em 1959, Wanderley Pereira foi convidado pelo Dr. Rafael Menicucci e Dr. Orlando Haddad para montar um laboratório de análises clínicas na Santa Casa. O então chamado Laboratório Santa Cecília foi o primeiro a ser fundado na região. O trabalho tomou proporções maiores, o pequeno negócio cresceu e conta hoje com três unidades em Lavras e uma em Bom Sucesso que oferecem serviços pioneiros e de inquestionável qualidade.

Devido ao aumento do número de atendimentos e pacientes, Dr. Sylvio Menicucci e sua equipe identificaram a necessidade de melhorar a estrutura física do hospital e viram que era preciso construir um novo prédio que atendesse à demanda da população. A partir daí, a história da medicina em Lavras adquiriu uma nova perspectiva. Um prédio construído no coração da cidade e no coração de todos os lavrenses. Em 1962 é feita a inauguração do novo prédio da Santa Casa de Lavras. O projeto da arquiteta Mirza Horta de Carvalho, foi constituído por uma área de 1.470 metros, com 12 apartamentos, 14 quartos, 2 salas cirúrgicas, laboratório, sala de raio X, 2 consultórios e pátio interno para estacionamento de ambulâncias.A edificação do novo prédio da Santa Casa deveu-se ao trabalho do médico Dr. Sylvio Menicucci, que obteve recursos financeiros junto ao então primeiro ministro Tancredo de Almeida Neves, que compareceu à solenidade de inauguração acompanhado de sua esposa Risoleta Neves.

Em 1971 ocorre a fundação do Centro de Estudos Dr. Sylvio Menicucci e em 1972 o CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa.

Em 1974, pela primeira vez no interior do Brasil, foi implantado um marcapasso no coração de um paciente. A equipe médica era composta pelo Cardiologista Dr. Paulo Henrique Celani, acompanhado pelos médicos Dr. Hélio Haddad, Dr. Rêmulo Tourino e o Dr. Hugo Paiva Teixeira, todos da Santa Casa de Misericórdia de Lavras. Todo trabalho foi acompanhado por profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo, por meio de um dispositivo conectado em um aparelho de telefone e um computador. A cirurgia foi um sucesso absoluto, e mais uma vez Lavras se destacou no cenário nacional, graças à habilidade e a competência destes profissionais.

Em 1977 as Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade deixam de servir à Santa Casa.

Em 1983 o saguão da Santa Casa recebe o nome de um de seus maiores benfeitores: Dr. Sylvio Menicucci.

Em 1995 começam a chegar a Lavras os equipamentos de cineangiocoronariagrafia que foram doados à Santa Casa. Com o passar dos anos o resultado do trabalho e da dedicação dos que atuavam na Santa Casa foi ganhando visibilidade. É por isso que atualmente o hospital já é considerado um dos maiores e mais bem equipados do Sul de Minas Gerais. Assim surgiu um dos melhores centros de cirurgia da região. O prédio possui uma área de 10 mil metros quadrados e foi construído dentro das normas da Secretaria da Saúde.

Em 1997 se faz a aquisição de novos aparelhos de tomografia computadorizada e ultrassom. O aparelho de Raio X é de última geração e há apenas 5 em 3 Estados do país: um no Pará, um em Minas Gerais (Santa Casa de Misericórdia de Lavras) e três em São Paulo. O hospital possui clinica médica Pediátrica, Cirurgia Cardiológica e Ginecologia e Obstetrícia. Oferece sete tipos de cirurgias: Geral, Endoscópia, Oftalmológica, Laringologia, Neurocirurgia Ortopédica, Plástica e Ginecológica.

Na década de 2010, a Santa Casa de Misericórdia de Lavras possui uma equipe com quase 300 funcionários, dentre eles: 96 médicos sendo que 45 são plantonistas que atendem 24 horas por dia. Nosso pensamento se volta agradecido ao ano de 1865 quando alguns “homens bons e valorosos”, para ajudar os pobres e enfermos, fizeram da sua esperança uma realidade.

Fonte: Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário