quarta-feira, 1 de abril de 2015

O vapor Dr. Jorge

O Vapor Dr. Jorge, era pequeno cargueiro que recebeu o nome de Dr. Jorge em homenagem prestada ao Dr. Jorge da Silva, pelos seus meritórios serviços e constante dedicação em prol da navegação do Rio Grande.

A navegação do Rio Grande se deu em 19 de dezembro de 1880 mas somente teve começo regular em janeiro de 1881, fazendo o vapor "Dr. Jorge", uma viagem semanal entre Ribeirão Vermelho, próximo a Lavras, e as proximidades da Cachoeira Bocaina, no município de Piumhi, pontos onde havia estações.

O Vapor Dr. Jorge foi construído nos E.E.U.U. e destinado para serviços de reboque pois, tinha 02 lanchões de madeira e um saveiro de ferro para cargas de passageiros.

O Vapor ocupava 10 homens de serviço, descendo o rio em dia e meio e subindo em três dias e meio, sendo de seis dias a viagem redonda, transportando gêneros alimentícios.

Anos após sua fundação, a Empresa passou para a administração da Estrada de Ferro Oeste de Minas, contando na época (1908), com 208 km de seção fluvial entre os portos de Ribeirão Vermelho (município de Lavras) e de Capetinga (município de Piunhi).

Fonte: www.museu.ufla.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário