terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrevista sobre o centenário do Lavras Sport Club

Por Marco Aurélio Bissoli 
Lavras 24 Horas, 27 de janeiro de 2014 - 7:35:55 

Livro lançado por historiador revive a trajetória do Lavras Esporte Clube, primeiro time de futebol da cidade


Não importa o nome que se dê a ela. Filó. Rede. Basta a bola a tocar por detrás das traves do gol, que a galera vibra de emoção. Seja nos mega estádios ou no campinho de várzea da esquina: o futebol parece ser mais que uma simples paixão do brasileiro. É algo impregnado em seu DNA. 

Lavras não fica fora disso. Aqui o esporte bretão foi responsável por fazer brilhar craques que jogaram em clubes de futebol nacionais e internacionais. Pouca gente sabe mais o fio condutor desta tradição começou com o primeiro time de futebol da cidade, o Lavras Sport Club (1913-1937). 

A trajetória da agremiação vem a tona neste momento com o lançamento de um livro digital (http://historiadelavras.blogspot.com.br/) publicado pelo pesquisador, professor e historiador Geovani Németh-Torres (foto). O livro marcou o centenário do time, que foi lembrado no ano passado. 

Autor de um livro impresso, Os 250 Anos da Paróquia de Sant’Ana: Uma História da Igreja Católica em Lavras, e mais três em formato digital tendo o município como tema, Geovani conta que começou a pesquisa em 2010, a partir das memórias do jogador e fundador do time, o lavrense Getúlio de Oliveira. 

Gostei de ter lido as suas memórias, consegui visualizar como o futebol era vivido naquela época. Os arquivos em Lavras não são tão acessíveis. Gostaria de ter colocado mais fotos no livro, mas elas não estavam disponíveis. Um arquivo digitalizado facilitaria todo o trabalho”, diz sem ressentimentos o pesquisador lavrense. Veja os principais trechos do bate-papo: 

 O resultado da pesquisa 

“O livro mostra como os lavrenses viviam um momento todo especial com relação ao futebol. Eles eram realmente apaixonados pelo esporte e pelo time. Os mais velhos não gostavam de futebol, pois achavam um esporte muito violento. Outro fato interessante é que muitos expressões usadas nos jogos eram feitas em inglês. Em vez de “falta”, eles usavam “foul”. Eles mantiveram algumas, como “zagueiro”, que foi mantido como “beque” (que era “back”)”.  

O futebol 

“Os jovens gostavam bastante de futebol, pois era um esporte já bastante popular no Brasil. O futebol surge em Lavras juntamente com a energia elétrica, o bonde, ferrovia e o telefone. O futebol mostrava como a cidade estava inserida dentro da modernidade. A torcida organizada do Lavras Sport Clube também era constituída por jogadoras de vôlei do clube. O time representou um divertimento para as pessoas e serviu para representar o município em outras cidades”. 

O Lavras Sport Club

“O futebol começou a ser praticado em Lavras no Instituto Presbiteriano Gammon. A primeira bola de futebol foi trazida por um dos reverendos da instituição. Antes disso, o pessoal costumava jogar futebol com a “toranja”, que era uma fruta que substituía a bola, que não existia. As partidas eram feitas num terreno onde hoje se encontra a secretária do colégio. Foi graças a esses alunos que surgiu a iniciativa de fundar o Lavras Sport Club. Os treinamentos eram feitos onde funcionaram as antigas oficinas de Rede Ferroviária Federal, na zona norte da cidade. A fundação do time fez com que nascesse um clube rival, o Himalaia, que também era formado por alunos do Gammon. As partidas eram feitas em campos de várzea” 

A torcida 

“O público que assistia era formado por estudantes universitários e pela população. Alguns jogos chegaram a reuniu cinco mil pessoas no estádio do clube. Os primeiros jogadores vinham de fora, pois estudavam no Gammon, e pertenciam a uma elite econômica. Era algo comum na época. Na década de 20 nasce o “Moreno Esporte Clube”, time fundado pelo professor José Luiz de Mesquita. Ele estava preocupado com a inclusão dos negros no esporte. Os primeiros amistosos do Lavras Sport Club se deu contra o Athletic de São João del-Rei. É interessante notar que, de acordo com as estatísticas da época, o primeiro time de futebol lavrense teve pouquíssimas derrotas ao longo de sua história” 

O fim 

“A partir dos anos 30, o futebol se profissionalizou no Brasil. O Lavras Sport Club não conseguiu fazer o salto do amadorismo para o profissionalismo. O grande patrimônio do clube, o seu estádio, foi herdado pela Associação Olímpica de Lavras. A junção dos times foi feita em 1937. A história da construção do Estádio do Olímpica é curiosa, pois foi realizada com recursos antes destinados a construção do Tiro de Guerra, em 1916. A guerra, no entanto, que acabou antes mesmo da obra ser iniciada. Com isso, os recursos foram usados para a construção do estádio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário