segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Outros Ilustres Visitantes

·    Século XIX

Nos períodos colonial e monárquico, Lavras era apenas uma pequena vila produtora de alimentos destinados ao abastecimento de centros mais populosos, como Rio de Janeiro e São João del-Rei. Esta última cidade, distante cerca de 100 km daqui, foi honrada com várias visitas régias durante o Império. No Primeiro Reinado, São João del-Rei recebeu D. Pedro I em dois momentos-chave da história brasileira: em abril de 1822, o príncipe-regente recebeu entusiástica recepção meses antes da declaração de Independência. Em contraste, a segunda visita imperial foi bem menos festiva, em janeiro de 1831 – curiosamente três meses antes da abdicação de D. Pedro I.

·    1881

Em agosto, D. Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina visitam São João del-Rei na inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Diz a tradição oral que estava nos planos da comitiva visitar Lavras, sendo que inclusive reformou-se a Matriz para acolher o monarca. Infelizmente D. Pedro II teve de cancelar a visita, porque um dos membros da comitiva, o Ministro da Agricultura Manuel Buarque de Macedo adoentou-se e faleceu durante a estadia em São João del-Rei.


·    1908

Em abril, o presidente Afonso Pena visitou a cidade após inaugurar a estação ferroviária de Arcos. Na recepção estiveram presentes Miguel Calmon, ministro de Viação, e Chagas Dória, diretor da EFOM, além de Pedro Sales, o agente municipal (prefeito) de Lavras.

·    1931

Em fevereiro, Getúlio Vargas, então chefe do Governo Provisório, vem de trem a Lavras após visitar a capital mineira. A comitiva incluía várias personalidades, como o ex-presidente Venceslau Brás.

·    1951


A maior reunião de autoridades em nossa história ocorreu no dia 18 de agosto de 1951, quando desembarcaram no aeroporto da cidade as seguintes pessoas: Juscelino Kubitschek, governador de Minas Gerais; Henrique de Orléans, conde de Paris e de jure rei Henrique VI da França, acompanhado de sua esposa D.ª Isabel de Orleans e Bragança e seu cunhado, o príncipe D. João Maria (coincidentemente, os três eram trinetos de D. Pedro I); também vieram Francisco Negrão de Lima, ministro da Justiça; os empresários Assis Chateaubriand, Francisco Matarazzo Sobrinho, Olavo Fontoura e Juventino Dias; o brigadeiro Armando Araribóia; o diplomata Hugo Gouthier; os deputados Ovídio de Abreu, Sinval Siqueira e Carlos Luz – este último nascera em Três Corações mas tinha bastante afinidade com Lavras, sendo inclusive presidente da República por quatro dias, em 1955. A prestigiosa caravana foi recebida pelas autoridades locais que convidaram a condessa de Paris para inaugurar o Posto de Puericultura “Isabel, a Redentora”, sendo também feita o lançamento da pedra fundamental do Pavilhão “Iolanda Penteado Matarazzo”.


·    1955

Na campanha presidencial daquele ano, Lavras recebeu a visita de três candidatos: general Juarez Távora, Ademar de Barros e Juscelino Kubitschek. JK faria em nossa cidade duas visitas: a primeira em fevereiro, quando foi inaugurada a Usina Central Elétrica de Itutinga; a segunda em setembro, em seu último comício no interior, às vésperas da eleição, quando na oportunidade a antiga Avenida Tiradentes foi rebatizada como Avenida Juscelino Kubitschek.

·    1988

No mês de maio, quando se comemorou o Centenário da Abolição da Escravatura, vieram a Lavras os príncipes imperiais herdeiros da coroa brasileira, D. Luiz e D. Bertrand de Orleans e Bragança. Os príncipes foram recepcionados pelo prefeito Célio de Oliveira e pelo advogado Dr. Valdir Curi.

·    2005

Em agosto daquele ano esteve em Lavras novamente o príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança, que aqui veio para divulgar o agro-negócio. O príncipe, bisneto da princesa Isabel, foi recebido pelo professor João José Granate de Sá e Melo Marques e pelo senhor Argemiro Bragança de Macedo Soares e família. Em sua visita, D. Bertrand participou como convidado na cerimônia de colocação da pedra fundamental do novo Fórum de Lavras, na Avenida Ernesto Matiolli. 

O príncipe D. Bertrand acompanhado do reitor da UFLA, 
Antônio Nazareno Mendes [Tribuna de Lavras]



Um comentário:

  1. Em 14/04/1.889 o então presidente da província Gonçalves Ferreira visitou Lavras para inauguração da estação da E. F. Oeste de Minas:
    “E. F. Oeste de Minas. – Como fôra anunciado, effectuou-se no dia 14 do corrente a inauguração das estações de Tartaria, Oliveira, e as do ramal ao Ribeirão Vermelho, da navegação pelo Rio Grande e do inicio do prolongamento desta ferro via para o Alto S. Francisco e ramaes de Itapecerica e Pitanguy.
    Concorreram a esta festa do progresso além do Exm. Sr. Dr. Presidente da Provincia, funccionarios publicos da Capital e muitos convidados de fóra.
    Esta cidade ficou repleta de povo e na Oliveira os festejos estiveram imponentes.
    A digna directoria não poupou esforços para bem tratar seus convidados; não sómente nas refeições em diversos pontos da estradas, como no sumptuoso baile offerecido a eles aqui, foi o serviço á cargo da conhecida casa da Corte – Paschoal – feito de modo irreprehensivel.
    Diversos jornaes da Corte, Ouro Preto e Juiz de Fora fizeram-se representar nesta festa a seria longo enumerar os dintinctos e illustres cavalheiros que, de muitas localidades, concorreram a ella.
    Nossos louvores a benemérita Directoria e parabens a Minas pelo ingente empreendimento, garantia de seu proximo desenvolvimento e prosperidades.”
    (O Arauto de Minas, anno XIII, numero 5, de 28/04/1889)

    A Estação Lavras ficava no arraial do Porto Alegre, atual Ribeirão Vermelho.

    ResponderExcluir