terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Historiador lavrense ressuscita boletim cultural Acrópole

--- por Marco Aurélio Bissoli ---

Um nome conhecido de muitos lavrenses, a separata Acrópole, idealizada pelo jornalista e museólogo Silvio do Amaral Moreira, o Bi Moreira, ganhou cara nova e voltou a circular na cidade. Desenvolvido pelo historiador Geovani Németh-Torres, também lavrense, o projeto visa promover o patrimônio cultural e histórico da cidade. O novo Acrópole, boletim cultural de divulgação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Lavras (PROEC), tem edição mensal, com distribuição gratuita.

Em seu mais recente número, a publicação trouxe uma entrevista com o fotógrafo, professor e estudioso da história do município, Renato Torres Libeck. Já no mês passado, o destaque foram as previsões para 2011, feitas pelo jornal lavrense O Município que circulou no dia 24 de janeiro de 1915. O texto traz grafia original da época.

O jornal também pode ser conferido na internet, no endereço eletrônico http://historiadelavras.blogspot.com

HISTÓRIA

O órgão de divulgação cultural do Museu de Lavras da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) começou a ser editado por Bi Moreira no dia 6 de abril de 1975. Na sua primeira fase, a separata Acrópole era publicada aqui na TRIBUNA DE LAVRAS. Sua última fase foi editada pelo jornalista Hugo de Oliveira, em 1994.

De acordo com Geovani Németh-Torres, o objetivo da publicação era divulgar a história e o folclore de Lavras e região, bem como biografias de lavrenses importantes, informações sobre datas comemorativas e poesias de autores locais. "A Acrópole tinha também uma valiosa função pedagógica: muito de seu conteúdo era produzido com objetivo explícito de incentivar as pessoas e os escolares a conhecerem melhor a terra em que viviam, despertando assim o essencial valor cívico que harmoniza a sociedade", relatou.
  
:-:-:

Fonte:Tribuna de Lavras, Ano XLIV, n.º 2.755. Lavras. 29 jan. 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário