quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícias do Fim do Mundo

Muito antes da febre sobre 2012 e a profecia maia, 
há cem anos cientistas e astrólogos já faziam as mais variadas previsões sobre o fim dos tempos


*           *           *

FIM DO MUNDO: CHUVA DE ASTERÓIDES

As Leônidas (sobre a Chuva de Meteoros 
de 1833). Gravura de Adolf Vollmy, 1888.
Notícia da Folha de Lavras, de 9 de abril de 1899:

Para maior tranquillidade do respeitavel publico, o astronomo inglez Floerstor fez inserir nos principaes jornaes da Grã-Bretanha a seguinte nota officiosa:

<< Em consequencia de affirmações imprudentes e mal interpretadas, ha muitissimas pessoas que tomam por artigo de fé a noticia de que o fim do mundo està fixado difinitivamente para o dia 13 de Novembro de 1899.


 O que deu origem a este erro é o facto de que a terra attavessará, por aquelles dias, um enxame de pequenos asteriodes, sucesso esse occorrido já em 1799, em 1833 e em 1866.

Este phenomeno, previsto e annunciado por todos os observatorios do mundo, não deve produzir inquietações de genero algum.

Podemos, portanto, continuar a dormir descançados, e ainda bem >>. 

*           *           *

Chegando na dada fatídica de 13 de novembro de 1899, a Folha de Lavras se manifesta:

Pelo erro do distincto astronomo Falb, cujos resultados livraram-nos da incommoda reunião no Vale de Josephat, apresentamos nossos emboras aos leitores que a esta hora prosseguem livre de pesadellos no trabalho quotidiano.

*           *           *

FIM DO MUNDO: O GRANDE TERREMOTO

Notícia do jornal lavrense O Incentivo, de 26 de abril de 1907:

Os professores Holinski e Quimby, da Universidade de Rochester, dos Estados Unidos, Humbolt annunciaram o desapparecimento de toda America do Sul, o que terá logar em 6 de agosto de 1908.

Baseiam os seus prognosticos em dados scientificos e asseguram que o terrivel terremoto de 1868 que tanto mal causou ao Equador, Colombia e Perú, se reproduzirá em agosto de 1908, prolongando-se até 1915.

*           *           *

FIM DO MUNDO: A VINDA DO ANTI-CRISTO

Notícia da Folha de Lavras, de 14 de outubro de 1906:

Os prophetas do tempo presente – e parece que são numerosos e vindos de todos os pontos da terra – reuniram-se em concilio no Exector-Hall, na cidade de Londres, resultando o seguinte das deliberações tomadas por elles na sua primeira sessão: O fim do mundo terá logar a 2 de maio de 1929, posto a minoria se pronunciasse em favor do dia 9 de abril de 1931. Em qualquer caso a catastrophe é certa. Daqui até lá passar-se-ão importantes acontecimentos, dos quaes o principal é este: daqui por sete ou oito annos a Europa estará dividida em dez reinados alliados que saudarão a vinda do Anti-Christo e este terá o nome predestinado de... Napoleão, entrando no mundo sob o titulo, de Rei da Syria. A França terá a honra de sua primeira visita, conquistando a ella immediatamente, estendendo logo o seu poder sobre os outros novos reinos. O novo Napoleão quererá ser adorado como um deus, o que originará uma nova religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário