segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conheça o Jovem Geovani Németh-Torres: Autor do livro sobre os 250 anos da Paróquia Sant'Ana

--- por Dieikson de Carvalho ---


Hoje temos o prazer de entrevistar o historiador e autor do Livro sobre os 250 anos da Paróquia Sant’Ana: Geovani Németh-Torres. Ele é um jovem lavrense de 24 anos de idade. Filho do simpático casal José Lázaro Torres, dentista, e Regina Maria Nemeth Torres, engenheira agrônoma. Formou-se em História na UFSJ, e é especialista em Educação Especial. Atualmente cursa Administração Pública na UFLA.

Németh, como é mais conhecido, lançará nesta sexta feira, dia 05 de novembro, a partir das 20 horas, no Salão da Paróquia Sant’Ana, o livro:“Os 250 anos da Paróquia Sant’Ana: Um história da Igreja Católica em Lavras”. Este livro veio resgatar e, de forma bem particular, podemos afirmar que veio “perpetuar” o conhecimento dos fatos históricos mais marcantes destes dois séculos e meio de existência de nossa Paróquia. Com seu jeito simples, humilde e muito acolhedor, Németh nos concedeu a seguinte entrevista:

Como surgiu a ideia de publicar um livro sobre a Paróquia Sant’Ana?

* Németh: Não são muitas as instituições com o privilégio de ter 250 anos. Para mim, o valor da data está justamente na oportunidade de observar o que representou este quarto de milênio. Como muito de nosso passado foi esquecido, nada melhor do que comemorar o aniversário reavivando nossa memória. Foi bastante gratificante fazer esta pesquisa, descobri diversos fatos importantes que devem ser compartilhados. As pessoas irão se surpreender!

Pode nos dar um exemplo?

* Németh: Fiquei admirado com a vida do padre José Bento, grande sacerdote do Século XIX. Por gerações, sua santa alma é motivo de devoção dos lavrenses. Pesquisei também o processo de beatificação do padre Dehon, e conclui que se baseia num caso ocorrido em Lavras, além de vários fatos curiosos sobre nossas igrejas e sobre a vida paroquial do passado.

Nesta pesquisa histórica sobre esses 250 anos da Paróquia Sant’Ana e a religiosidade do povo lavrense, como você analisa a fé do povo nos dias de hoje?

* Németh: Vejo com admiração, mas também com receio. Acabou o tempo dos “católicos só de nome”: a geração atual polariza-se entre jovens de uma fé ardente e admirável e uma juventude agnóstica e extremamente hostil à religião. Rezemos bastante e fiquemos atentos para que aqui não aconteça uma descristianização como ocorre na Europa.

Onde e como as pessoas podem adquirir o livro?

* Németh: O lançamento será no dia 5 de novembro, no Salão Paroquial. As pessoas que quiserem poderão adquirir o livro nesse dia ou na secretária paroquial. Quero lembrar que a tiragem do livro é pequena e que o produto das vendas será doado à Paróquia e à Sociedade São Vicente de Paulo. A edição é toda ilustrada, contendo cem fotos.

O que você ressaltaria de mais interessante nesta pesquisa realizada sobre a história da nossa Paróquia?

* Németh: Uma constante em toda a história é a ação positiva dos católicos em prol da comunidade e da cidade. Foi o empenho da sociedade que fez a paróquia ser transferida de Carrancas para cá; foram nossos ancestrais que construíram a Matriz – sem dúvida a maior mobilização já vista em Lavras – e também foram eles os responsáveis por salvar a Igreja do Rosário quando ela esteve ameaçada.

Deixe uma mensagem para os paroquianos de Sant’Ana que celebram o Jubileu dos 250 anos de fé e de dedicação a Deus.

* Németh: Foi a fé e o esforço de nossos antepassados que fizeram esta gloriosa paróquia! Honremos o passado, para assim preservar e legar às futuras gerações o mesmo amor a Deus, que sempre esteve presente em nossa comunidade. Nossa Senhora e Sant’Ana, rogai por nós!

Pastoral da Comunicação


:-:-:

Fonte: A Voz de Sant'Ana, Edição Especial. Ano XIII, n. 140. Lavras. Nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário