domingo, 31 de outubro de 2010

Livro passa a limpo os 250 anos da Paróquia de Sant'Ana

--- por Marco Aurélio Bissoli ---

Depois de um longo trabalho de pesquisa efetuado pelo historiador lavrense Geovani Németh-Torres, de apenas 24 anos, parte importante do passado lavrense virá a público na noite da próxima sexta-feira, dia 5 de novembro. É quando será lançado o livro “Os 250 Anos da Paróquia de Sant’Ana: Uma História da Igreja Católica em Lavras”, obra de fôlego, que pretende resgatar o legado deixado por cidadãos anônimos, sacerdotes católicos e personalidades, na construção da terceira igreja mais antiga do município.

Formado em História, especialista em Educação Especial e atualmente graduando em Administração Pública na Universidade Federal de Lavras (Ufla), o historiador revela que demorou seis meses para colocar o projeto no papel. Um trabalho que pare ele trará muitos frutos para se entender a própria gênese da população da cidade, servido de exemplo para as novas gerações.

“Sem dúvida, o fato que mais me chamou atenção foi o desenvolvimento de Lavras cem anos atrás: se faltava uma escola católica e um templo maior, eram os próprios cidadãos que se juntavam e construíam aquilo que traria benefícios a eles mesmos. Detalhe que eram construções caras e difíceis, e a população de então era dez vezes menor que hoje”, revelou Geovani, que ressaltou a importância de se olhar para o passado, a fim de começar a construir um futuro novo para a cidade. “Lavras teve uma época de ouro, teve grandes personalidades. Precisamos saber dessas coisas, tanto para nos inspirar, como para evitar que certos erros se repitam”.

Ele conta que precisou se esforçar para construir um perfil da paróquia mais próximo possível dos dados encontrados nos documentos históricos disponíveis para a construção de sua história.



ACRÓPOLE

O historiador revelou que leu diversas histórias da cidade, onde localizou informações contraditórias entre os autores das obras. “Tive então de fazer um trabalho especial com as fontes primárias, para desfazer antigas confusões. Encontrei diversas informações e cem imagens inéditas. No geral, acho que o resultado foi muito positivo. Particularmente os católicos irão gostar bastante de conhecer a história da Paróquia de Sant’Ana, tão rica e bela neste último quarto de milênio”. Ele acrescentou que o livro terá uma tiragem limitadíssima, e toda a renda será destinada à paróquia e à Sociedade São Vicente de Paulo.

Geovani é responsável também por reeditar a separata Acrópole, do Museu Bi Moreira, publicada pela TRIBUNA DE LAVRAS há exatos 35 anos, cujos exemplares podem ser retirados gratuitamente no próprio museu.

Ele afirmou que tem cinco projetos de livros em mente, um deles seria uma história dos imigrantes na cidade. No entanto, sua meta principal é fundar um Instituto Histórico e Geográfico de Lavras. “Para isso pretendo contar com a ajuda dos professores, historiadores e entusiastas de nossa terra”, completou.

:-:-:

Fonte: Tribuna de LavrasAno XLIV, n. 2742. Lavras. 30 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário